Avalie esta Série:
- Sobre Temporadas Elenco Equipe Técnica
Temporadas - Planeta Energia
Temporada 1
Data Estreia: 30/06/2023
A Biomassa é uma fonte de energia transformadora. Os benefícios e as desvantagens dessa fonte de energia são colocados a prova nesse episódio, que explora os processos de conversão da Biomassa em energia e a tecnologia utilizada.
Data Estreia: 30/06/2023
A geração, as aplicações, as fontes e o ciclo do Biogás são discutidos por nossos especialistas para averiguar as vantagens e desvantagens desse combustível que já teve a sua produção incentivada pelo governo brasileiro.
Data Estreia: 30/06/2023
Maior fonte energética do país, a energia Hidrelétrica é uma das formas de geração de energia mais limpa existente, mas o impacto ambiental e social que a construção de uma barragem acarreta também deve ser levado em consideração.
Data Estreia: 30/06/2023
Desde a sua descoberta, o Petróleo tem sido o combustível mais eficaz e, atualmente, junto com o gás natural, representa mais de 50% da energia consumida. Serão necessárias décadas até que o Petróleo deixe ditar a matriz energética.
Data Estreia: 30/06/2023
Com a necessidade de mais investimentos em infraestrutura, o Gás Natural pode ser o combustível da transição entre os combustíveis fósseis e combustíveis renováveis, uma vez que é o combustível fóssil com menor taxa de emissão de CO2.
Data Estreia: 30/06/2023
Com diferentes tecnologias para atingir seus objetivos, que vão desde a produção de energia e aquecimento, até o resfriamento, a Geotérmica se apresenta como uma solução energética para vários países, como a Islândia, que gera 30% de sua energia a partir de fontes geotérmicas. No Brasil, o potencial geotérmico maior é o de resfriamento.
Data Estreia: 30/06/2023
O Brasil é um país rico em recursos naturais para produção de energia. Dentre elas, a energia eólica é a com menor impacto ambiental e social, sendo a segunda maior fonte de energia no país e a forma de produção de energia mais barata. Para os próximos 15 anos, é a forma de geração de energia com maior previsão de crescimento.
Data Estreia: 30/06/2023
Desde os anos 70, o preço da energia fotovoltaica diminuiu em 253 vezes, e, até 2050, espera-se uma redução adicional de 30% a 50%. O Brasil vem incluindo a energia solar na sua matriz energética, principalmente a partir de 2012, quando uma resolução da ANEEL permitiu que os produtores de energia trocassem seus excedentes por créditos.
Data Estreia: 30/06/2023
A evolução da segurança, durabilidade e potência das baterias, pode ser vista na bateria de Lítio, que é peça chave na substituição dos veículos à combustão para os elétricos. No Brasil, a expectativa é que a implementação do veículo elétrico comece a partir de automóveis de grande porte, como ônibus e caminhões.
Data Estreia: 30/06/2023
Desde 2012, graças a uma resolução da ANEEL, todo brasileiro pode ser um microprodutor de energia. É possível injetar a energia excedente na rede, receber créditos em troca e utilizá-los para abater valores da conta de energia. A geração dessa energia pode ter diversas origens, seja ela solar, eólica ou de qualquer outra fonte.
Data Estreia: 30/06/2023
Seja através das ondas, das marés ou das correntes oceânicas o potencial de geração de energia nos oceanos é grande, mas ainda necessita de uma redução de custos. Além disso, é possível construir parques eólicos no oceano, com as vantagens de utilizar turbinas maiores, a maior intensidade do vento e a menor turbulência.
Data Estreia: 30/06/2023
A termoelétrica gera energia a partir do calor. Esse calor é proveniente da queima de combustíveis como carvão, gás natural e biomassa. O Brasil, que se destaca pela queima de biomassa, pode reforçar sua matriz energética com gás natural.
Data Estreia: 30/06/2023
A energia nuclear pode ser considerada a mais limpa de todas, mas os seus propósitos bélicos a tornaram um tabu. Seu uso na medicina, na propulsão naval e na propulsão espacial a tornam cada vez mais importante.
Data Estreia: 30/06/2023
A célula à combustível, ou pilha à combustível, é mais antiga que o motor à combustão. Ela pode ser utilizada no controle remoto, no automóvel e, até mesmo, em viagens espaciais, sendo o conversor de energia mais eficiente que existe.
Data Estreia: 30/06/2023
As formas de produzir energia se tornam cada vez mais diversificadas. A energia cinética, relativamente nova no quesito de produção, é capaz de transformar os movimentos de pessoas, dançarinos e até mesmo carros em energia elétrica.
Data Estreia: 30/06/2023
Nesse episódio final, nossos especialistas discutem a rede elétrica, a matriz energética e as principais fontes de energia do Brasil, um país com a produção de energia limpa, se comparado com o resto do mundo.
Data Estreia: 30/06/2023